Temas da Gastropediatria
Aqui trago temas e curiosidades mais frequentes das doenças gastrointestinais pediátricas. Não deixem de conferir!!!
Existe intolerância à lactose em bebês ?
BEBÊS PODEM TER INTOLERÂNCIA À LACTOSE? 🤔
Sim! PORÉM temos que ter muito cuidado com esse diagnóstico nos pequenos ⚠️⚠️
🔹 A LACTOSE é um carboidrato (açúcar) natural do leite (seja leite materno ou de vaca), que é digerido no intestino por uma enzima chamada lactase. Quando o organismo não produz ou produz pouca quantidade dessa enzima, a lactose não é digerida completamente, provocando sintomas como diarreia, gases, dor, distensão abdominal etc.
EXISTE INTOLERÂNCIA À LACTOSE NOS BEBÊS?
🔹 Pode existir sim, mas geralmente não é a mesma intolerância das crianças maiores e adultos.
👉 Em casos RARÍSSIMOS, o bebê pode nascer com uma condição chamada deficiência congênita de lactase. É uma condição pediátrica que causa sintomas graves e falha no crescimento de recém nascidos (RNs) e lactentes. Nestes casos, os RNs são incapazes de digerir a lactose e os sintomas clínicos desenvolvem-se rapidamente com o início da amamentação, ainda no período neonatal.
Obs: Para nossa sorte, como falei, essa é uma condição rara. 🙏
👉 Em pessoas com predisposição genética, a atividade da lactase vai diminuindo ao longo da vida, a partir dos dois anos de idade, podendo as manifestações iniciarem geralmente após os 4-5 anos de idade.
MAS, SE UMA É RARA, E A OUTRA COMEÇA EM CRIANÇAS MAIORES, BEBÊS PODEM MESMO TER INTOLERÂNCIA À LACTOSE? 🤔
🔹 Em bebês (e também nas crianças maiores), o que é mais provável de ocorrer é uma intolerância à lactose SECUNDÁRIA a algum tipo de lesão na células do intestino, como após uma gastroenterite, doença celíaca, desnutrição, alergias alimentares, entre outras.
Essa é uma situação temporária, na qual tratamos a causa da lesão intestinal e, consequentemente, a lactase volta a ser produzida, podendo a alimentação voltar ao normal no futuro. 🙏🙏
Quando dar água para o bebê ?
O verão chegou e com ele os dias quentes, né? 🥵 Nada como sombra e água fresca 🏝️ Mas você sabe quando dar água para o bebê?
Pegue essas dicas:
▪️ De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, deve-se dar água para o bebê a partir dos 6 meses de idade, quando os demais alimentos começam a ser introduzidos na dieta.
Atenção ⚠️
Antes dos 6 meses, o bebê já recebe a quantidade de água necessária pelo leite materno ou fórmula, mesmo em dias quentes! Ou seja, não é necessário dar água antes dessa idade.
▪️Lembrando que a água deve ser filtrada ou fervida, para todos os bebês e crianças
Assadura pode ser causada por alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ?
A imensa maioria das assaduras no bumbum não tem qualquer correlação com alergia alimentar!!! ?
⚠️ É importante ter isso em mente, para evitar fazer restrições e tratamentos desnecessários, tanto para a mãe quanto para a criança.
▪️A assadura é uma situação bastante comum em bebês. Ela geralmente acontece porque a região de fraldas tem maior nível de umidade e temperatura, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento de inflamações e a proliferação de microrganismos. Além disso, o contato da pele sensível dos bebês com a urina, as fezes e o próprio material das fraldas é outro fator que pode ocasionar assaduras. Infecções gastrointestinais (em sua maioria, virais, como gastroenterites) também podem aumentar a acidez nas fezes e gerar predisposição às assaduras.
▪️Mas então quando pensar que uma assadura pode estar correlacionada à alergia alimentar?
Primeiro ponto é ver se a criança apresenta algum outro sintoma que possa ajudar a correlacionar com a alergia, como regurgitações frequentes, perda de peso ou ganho de peso insuficiente, sintomas de pele, sangue no cocô, história familiar de alergias etc. ?
Segundo ponto é que, mesmo se houver algum outro sintoma associado, é necessária primeiro a orientação correta sobre os cremes de barreira, as fraldas e sua higiene adequada - cada criança pode precisar de uma orientação personalizada, que deve ser dada pelo pediatra ou gastropediatra que acompanha a criança.
▪️Se mesmo com todas as medidas corretas, a assadura não melhorou, e se houver suspeita de alergia alimentar com OUTROS SINTOMAS ASSOCIADOS, muito importante a avaliação médica com gastropediatra para orientações clínicas e, caso necessário, a realização do teste de provocação oral para diagnóstico.
Disquesia do bebê: você sabe o que é?
Seu bebê chora, faz esforço e fica vermelho antes de fazer cocô? Pode ser disquesia.
A disquesia do lactente é uma alteração do hábito intestinal muito frequente nos primeiros 6 meses de vida Pode acontecer tanto em bebês que estão em aleitamento materno ou usando fórmula infantil.
Quais são os sintomas? O bebê demonstra sinais de vontade de evacuar, com esforço, gemidos, vermelhidão na face e choro, que podem persistir por aproximadamente 10 a 20 minutos, até a eliminação de fezes com CONSISTÊNCIA NORMAL (pastosas)
Mas, por que acontece a disquesia? Ocorre pela imaturidade do sistema digestório do bebê, que ainda está aprendendo a coordenação entre o desejo de evacuar, relaxamento dos músculos e abertura do esfíncter anal
E o que fazer nesses casos? Se o bebê apresentar sintomas de disquesia, converse com seu gastropediatra. Após adequada avaliação médica e confirmação que trata-se de um caso de disquesia, é importante ressaltar que não é necessário o uso de medicamentos ou supositório.Com o tempo, o trato gastrointestinal do bebê aprende a fazer essa coordenação.
Dica de ouro: A flexão das pernas do bebê sobre o abdome pode ajudar a relaxar o assolho pélvico e facilitar a evacuação.
Síndrome do intestino irritável em crianças
É uma condição que afeta crianças e adultos e se caracteriza por quadro de DOR ABDOMINAL associada à alteração do hábito intestinal, que pode ser DIARREIA, CONSTIPAÇÃO ou alternância entre os dois sintomas (ora diarreia, ora constipação). Exames para investigação do quadro podem até ser solicitados, mas todos são normais.
Mas, POR QUE acontece? Vários (eu disse, VÁRIOS) motivos foram descritos, mas até agora a origem exata síndrome do intestino irritável não é totalmente conhecida. Alguns demonstram alterações de motilidade e sensibilidade do sistema nervoso do intestino e da permeabilidade da mucosa intestinal. Fatores alimentares, inflamatórios, genéticos e ambientais podem ser determinantes no aparecimento dos sintomas.
Tamanho do estômago do bebê
VOCÊ SABE QUAL É O TAMANHO DO ESTÔMAGO DO BEBÊ?
O estômago vai aumentando sua capacidade conforme a criança vai crescendo e ganhando peso.
Chamamos de CAPACIDADE GÁSTRICA a estimativa do volume que o estômago do bebê comporta. Ela pode ser estimada em cerca de 25ml/kg, claro que pode variar de criança para criança...
O vídeo ajuda a ter noção de como o bebê consegue aceitar volumes cada vez maiores, com o aumento progressivo dessa capacidade gástrica ao longo do tempo.
Cafeína: cuidado com as crianças
CAFEÍNA - CUIDADOS COM AS CRIANÇAS E SEUS EFEITOS NO TRATO GASTROINTESTINAL.
A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou neste mês uma nota de alerta para os pais e pediatras sobre o efeito da cafeína nas crianças e adolescentes.
Você sabe quais são esses efeitos? O excesso de cafeína pode causar: Aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, aumento da secreção ácida do estômago, ansiedade, distúrbios do sono etc.
OBS: Mesmo em pequenas doses, esses efeitos já podem aparecer nas crianças, pois tendem a ter maior sensibilidade à cafeína se comparado aos adultos.
Mas, e os efeitos do café no trato gastrointestinal? Estimula a secreção ácida do estômago, e também a secreção biliar e pancreática. Em pacientes com predisposição a uma maior sensibilidade ao conteúdo ácido do estômago, pode gerar sintomas como azia / dor de estômago.Além disso, o café pode estimular a atividade motora do colón (intestino grosso) e ocasionar mudanças na composição da microbiota do intestino.
Alimentos que contêm cafeína: Cafés, Chás , Refrigerantes , Cacau (chocolates), Energéticos, Chimarrão ...
Café descafeinado é melhor para o estômago? O café é composto por cafeína e outros componentes, como os polifenóis, por exemplo. O café descafeinado tem uma menor quantidade de cafeína, porém quantidade semelhante dos outros componentes, que também podem estimular a secreção ácida gástrica.
E então, o que fazer? A ingesta de bebidas contendo cafeína por crianças e adolescentes não traz benefícios à saúde, pelo contrário, pode interferir no desenvolvimento neurocognitivo, influenciar o sistema cardiovascular, além de causar risco de dependência e intoxicação.
Como não existe dose segura estabelecida para crianças, podemos seguir a referência da Academia Americana de Pediatria, que orienta que o melhor é evitar oferecer a cafeína para os menores de 12 anos.
Importância do tratamento precoce da constipação intestinal em crianças
A constipação intestinal, ou intestino preso, é uma condição muito prevalente nas crianças (e também nos adultos). Muitos acreditam que seja um sintoma normal da infância, postergando a ida ao gastropediatra.
NÃO ESPERE, PROCURE AJUDA !
Já é comprovado que a INTERVENÇÃO PRECOCE reduz muito a duração dos sintomas, do tempo de tratamento e oferece uma melhora importante da qualidade de vida da criança.
EVITE O CÍRCULO DA CONSTIPAÇÃO: Em crianças constipadas, as fezes retidas ficam cada vez mais endurecidas e volumosas, o que aumenta a dor nas evacuações. Esse fator pode ocasionar o medo de evacuar, levando a ainda mais retenção e dor. Pode haver aumento progressivo da gravidade e o aparecimento de outras manifestações clínicas.